ANTES QUE O SOL NASÇA


ANTES QUE O SOL NASÇA


*


 


Antes que o sol nasça,


lembrar-te-ei que as noites


justificam o retorno dos dias


e que as borboletas, como as palavras,


rastejam, estéreis, antes de voar


 *


Lembrar-te-ei,


ainda que eu própria o tenha esquecido,


que todos os horizontes germinam


na lonjura exacta do alcance do teu olhar


apesar dos teus olhos  o imaginarem


na fronteira do sonho (in)comum


 *


Lembrar-te-ei,


ainda que a lua possa desmentir-me,


que as manhãs te irão sobreviver


e que as montanhas nunca se vergaram


a uma vontade isolada


porque só as mãos juntas apontam os caminhos


que vale a pena desbravar


nas longínquas escarpas do monte improvável


e nada do que eu te lembrar fará sentido


a menos que o descubras antes que o sol nasça


*


 


 


 


Maria João Brito de Sousa – 18.10.2012 – 16.13h


 


 


 


NOTA - Em reedição, a imagem milagrosamente recuperada pelo amigo CARLOS FRAGATA


 

Comentários


  1. à Poeta
    e tinhas uma bochechas adoráveis

    uma noite repousante...

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Era uma bebé bem gorduchinha, era...

      Uma noite feliz e repousante, também para ti

      Eliminar
    2. agora já vou prós lençóis...ufff

      repousante também pra ti

      Eliminar
    3. Boa tarde, Anjo!!!

      Hoje a manhã foi toda passada "de roda" da bicheza do meu coração... também quase não dormi porque os barulhos que o Kico faz, na aflição de respirar, não são lá muito compatíveis com o sono... mas ninguém o convence a desistir de viver! É um cãozinho absurdamente agarrado à vida... e a mim.

      Feliz tarde chuvosa com o solzinho a soltar uns sorrisos tímidos, de vez em quando

      Eliminar

    4. feliz tarde a ti e aos bichanos
      que aqui tá frio daquele...

      Eliminar
    5. E eu já começo a parecer uma bola de basket, de tanta roupa velha que trago em cima... a ligação nem sei o que parece! Está doidinha de todo!!!

      Feliz restinho de tarde e uma excelente noite para ti, Anjo!

      Eliminar

    6. uma feliz noite
      e um sonho feliz também...

      Eliminar
    7. Os meus sonhos são quase sempre agradáveis, Anjo. Um tanto ou quanto estranhos, mas agradáveis. A única coisa que me lembro de ser uma constante neles, é a minha idade... sou sempre suficientemente jovem para me mexer - neles - de um lado para o outro sem que me doa coisa nenhuma... e muito raramente me surgem as tais situações de conflito que são tão normais nos sonhos...

      Noite de paz, Anjo!

      Eliminar

Enviar um comentário

Mensagens populares deste blogue

CADA POEMA

METADE DE TI

O DOM DA PERMANÊNCIA